Estejam atentos e sejam discretos. Não é pessoal, mas, na minha maneira de ver as coisas, os verdadeiros heróis não se auto-promovem, muito menos nas redes sociais. Não me refiro a auto-promoção de negócios, talentos, nem coisas assim. Refiro-me à auto divulgação de actos de benevolência altruísta, aquele heroísmo que nos "restaura a fé na Humanidade". (E acreditem: por vezes, até o falar muito alto enquanto se elogia alguém já é, na verdade, promoção da própria generosidade e simpatia.)
Acho muito importante e, obviamente, concordo que o que as pessoas fazem de heróico seja divulgado para que todos sejam motivados a seguir o seu exemplo, e até para que eles saibam que o seu trabalho é apreciado (embora isso seja algo de que os verdadeiros heróis nunca precisarão). Mas, para que o que eles fazem seja divulgado, todos nós é que devíamos estar atentos, se realmente valorizamos o que eles fazem, e deveríamos ser nós a fazer conhecido o trabalho deles.
Ainda assim, a verdadeira valorização do que eles fazem seria ir ter com eles, dar-lhes um "obrigada" e um abraço, sair, e seguir, nós mesmos, o seu exemplo. Sem essa última parte, de que serve partilhar a foto sorrateira que lhes tirámos (e de que quase nos orgulhamos)? - apenas para reforçar a essência hipócrita das pessoas, que é evidenciada nas redes sociais.
É que não são apenas aqueles indivíduos maravilhosos que aparecem no Facebook que ainda fazem coisas boas e relevantes... Há pessoas fantásticas em todo o lado, há heróis em todo a parte: a única diferença é que os mais humildes e verdadeiramente altruístas raramente chegam a aparecer.
#JustSaying
img de http://setuforeuvou.blogspot.pt/2010/11/bom-trabalho-meu-rapaz.html |