Sorte, Azar e Destino

by - 11:29


Há quem não se cale com esse tema do "destino", "sorte e azar".
Dizem coisas do género de "Ah, é o destino.", "Não podemos mudar o nosso destino.".
E coisas do tipo de "Eu tenho cá uma sorte/azar!", "Eu tive [por exemplo] má nota neste teste por sorte.".

Mas isso é (desculpem a expressão) ridículo.
Não há destino.
Nós somos responsáveis pelos nossos próprios actos, e os nossos actos formam o nosso futuro, logo somos responsáveis pelo nosso futuro.
Iss contradiz a sorte e o azar. Porque a sorte é algo que acontece... Pronto; do nada! Simplesmente acontece-nos, sem termos feito nada por isso. Bom; na nossa vida nada acontece sem que tenhamos feito nada por isso. Pelo menos fizemos algo por um pequeno pormenor, que gerou tudo.
Mas, de volta ao "destino"; se houvesse um destino formado "à nossa frente", próprio para nós, não nos seriam apresentadas diversas opções de escolha ao longo do dia, da vida. Porquê? Porque, por muito que contrariássemos o destino com as nossas escolhas, o destino viria sempre tal como está lá. E agora pensam: "mas se calhar era o destino fazermos aquela escolha". Mas se assim fosse, não iríamos fazer a escolha racionalmente, pois o destino estava como que a fazê-la por nós. Aí nem seria necessário sermos racionais!
Podemos pensar "Ah, é o meu destino ser médico." Mas isso é o que queremos!
Pensem comigo. As videntes, supostamente, vêm-nos o destino. Dizem qual é. Imaginemos que vou a uma vidente e ela diz-me apenas "Serás um grande médico!". Eu vou-me embora e penso.
"Assim, com um destino só para mim, posso fazer assim: como é o meu destino ser um médico,
vou esperar. Não me apetece ir à escola, por isso nunca mais vou à escola! Como está no meu destino que terei uma profissão, serei médico, vai chegar a esse tempo e vou ser médico. Posso «saltar» a parte dos estudos."
Isto dá para rir imenso.
Porque todos sabemos que, hoje, para ter uma profissão de tamanho mérito, é necessário estudar!
Mas a ideia de que há um destino contradiz isto tudo...
E agora dizem: "Mas também sabemos que se não fizermos nada, será o nosso destino não ter uma boa profissão!"
E eu retroco que, então, estão a dar-me razão, pois aí já dizem que são responsáveis pelos vossos actos (não fizeram nada, não recebem nada no futuro), e os vossos actos mudam o vosso futuro, logo vocês mudam o vosso futuro, são responsáveis pelo vosso futuro.
Isso contradiz toda a ideia de destino! E se pensam que "destino" é sinónimo de "futuro", então o vosso conceito de "destino" está errado. Porque no destino, façam o que façam, o vosso futuro será sempre como estava destinado a ser. O futuro é algo que formamos com as decisões que tomamos HOJE.
A vida é um longo caminho que inclui rotundas e esquinas (escolhas, opções) que podemos seguir (escolher entre as boas ou más), e que cada escolha tem outras rotundas, cada uma com um final
diferente. Nós é que decidimos por onde vamos. Mas não é isso que o "destino" retrata.
O destino retrata uma linha recta que tem "pedaçinhos" que se desintegram da mesma, fazem uma pequena curva e, mais à frente, "colam-se" de novo à recta que, igual ou mais pequena, continua lá. Mas esses "pedaçinhos" nem seríamos nós a recortá-los. Eles já estaríam lá, recortadinhos e preparados para nós... (Agora vocês dizem: "Mas nós é que escolhemos desviar-nos...". Pois. Isso é mesmo óbvio. É tudo sobre escolhas, mas a teoria do destino contradiz isso. Diz que já está tudo lá.)

A vida de "sorte", "azar" e "destino" é... É uma vida tão vazia de bases, fundos e conhecimentos. É uma vida tão alheia! Onde está tudo predestinado a nós mas, de certa forma, acontece tudo por acaso...

Não há sorte, azar nem destino.

Nós somos responsáveis pelos nossos próprios actos, e os nossos actos formam o nosso futuro, logo somos responsáveis pelo nosso futuro.

You May Also Like

2 comentários