Recordações

by - 11:15

É tão bom relembrar todas as recordações que temos da infância.



Os primeiros 4 anos na escola foram preciosos. A partir daí, tudo ruiu. A minha professora desses anos, a melhor professora que alguma vez já existiu (digo isto de coração e alma), já faleceu.

Mas as memórias são as melhores...


Lembro-me de quando nós éramos da "escola antiga" (a melhor escola que sempre existiu [Escola Básica Vitorino Nemésio]) onde agora é a Praia Ambiente. Sala das Pêras, professora Paula Rocha. Vizinha do lado direito: sala das Maçãs, professora Rosália. Vizinha do lado esquerdo: sala das Laranjas. Estavam sempre a mudar de professora.

De que brincávamos aos polícias e ladrões, ou aos cães e cadelas, ao telefone-avariado, aos Sims 2, ou até às irmãs Yo, uma brincadeira que inventámos.

Ai, que saudades.

A mochila leve todos os dias...

Isso é que era.

Lembro-me muito desse tipo de coisas.

Até fazíamos casamentos, entre crianças da nossa classe. Havia decoração (enfeitávamos a escola toda e os muros com flores e ervas) e até pastor havia. Era o Simão, que o seu sonho de infância é vir a ser padre.



O Rogério, que pegava no sono durante as aulas, e que acordava de sobressalto com a professora a bater com a sua "varinha-de-condão" (o nome que ela dava a uma vara branca, que nunca utilizou para nos bater, mas sim para nos assustar. Aliás, ela nunca nos bateu ou algo do género) na mesa onde o Rogério sonhava... Outra coisa que o Rogério fazia era ler o Dicionário, de uma ponta a outra. Nunca desistiu da sua leitura, até que o acabou. Durante uns tempos não percebíamos nada do que ele dizia, até que ele se fartou de nos explicar cada palavra que dizia e voltou a utilizar o calão.

Ele e o Simão costumavam brincar aos búfalos todos os intervalos.



O Simão, que afirmava ser um Homem de Neanderthal, era o cromo da turma. Continua a ser cromo, apesar de não ser da minha turma. Tinha uns óculos pequeninos e redondos. Era muito branquinho. Chegámos a chamar-lhe "Simão Branco", apesar de esse não ser o último nome dele. =D A jogar ao telefone-avariado ele babava as nossas orelhas todas.

Teve uma grande paixão por mim!... Hehehe



Os jogos de futebol de turma, já no 4º ano. Eu a baptizar o André Rocha de Danoninho, pois ele cuspiu-me e cheirou a Danoninho (mas eu levei isso com humor)! E era baixinho. Mas ele levou isso com humor. As minhas melhores amigas desde o 1º ano, Andreia Borges e Rita Ferreira. Grandes tempos. As aulas de desenho, dadas por mim. Momentos excelentes. A professora Paula, que, ao zangar-se com algum aluno, nunca lhe olhava nos olhos! Ia olhando para tudo à sua volta, mas nunca nos olhos do aluno. É com cada recordação... A professora Sandra Gonçalves do 4º ano, excelente professora (nunca ralhou comigo uma única vez!)... E a trovoada gigante que houve no 4º ano... Foi no dia 15-11-2007. Não sei bem porquê, mas decorei essa data. Vou dar pormenores: eu e a Marta vimos um raio vermelho e um raio branco grande a cair sobre a Serra do Cume. O André Resendes chorou, pois o seu pai estava na pesca. Mas não aconteceu nada ao seu pai. O poste de luz do vizinho da escola ficou seguro apenas pelos fios. Eram 5 fios, 2 deles rebentaram. Um pedaço de borracha do chão do pátio ficou queimado e com um buraco, devido a um trovão. A professora pediu-me para ir entregar umas fichas à professora Rosália, e, quando abri a porta do lado, todos gritaram!...



Todos esses tempos foram fantásticos.

Conto coisas destas a uma amiga de infância. Lembramo-nos praticamente do mesmo (tudo). Há coisas em que eu digo "Wow, ainda te lembras!", e vice-versa. Mas é sempre bom recordar.





Foi a conversar com a Andreia que me inspirei para este post...



Devo admitir que, a partir do 5º ano a contar com o mesmo, a única coisa de fantástico que tive na turma foram os professores. Não digo que odiei estes anos, mas os tempos nunca mais voltarão a ser o que eram, quando era a Sala das Pêras.

You May Also Like

2 comentários

  1. Wow, recordas-te de tudo, praticamente.
    Foram uns belos anos e uma coisa eu inveitei as irmãs Yo.

    ResponderEliminar
  2. Podes crer! É como dizes: foram excelentes tempos da nossa infância. Ya é verdade, tu é que inventaste essa brincadeira. Lembras-te que eu e a Andreia éramos gémeas? E os desenhos de roupas que fazíamos?! Hehehe

    ResponderEliminar