Debate - Predestinação (Parte 2)
O meu pai tem uma técnica para compreender que Deus não predestina nada:
"Deus não escolhe/decide/predestina quem vai ser salvo ou não; Deus escolhe/decide/predestina que, quem for salvo, vai para o Céu, e que, quem não for salvo, vai para o Inferno."
Bem, com isto, vemos que Deus não escolhe/decide/predestina a nossa decisão de salvação ou não. Deus apenas escolhe/decide/predestina o que vai acontecer aos que forem salvos e aos que não forem salvos. Então, Deus não predestina as nossas decisões, mas sim o resultado das decisões que tomarmos. Tal como disse antes, o plano de Deus inclui a decisão do Homem. A partir d'aí, há uma grande ramação de caminhos com mais decisões, que nos levam cada uma a um lugar predestinado por Deus.
Uma coisa é predestinação.
Outra coisa é presciência.
Predestinação: Destinar com antecededência o que vai acontecer no futuro.
Presciência: Saber com antecedência o que vai acontecer no futuro.
Deus não predestina quem vai ser salvo e quem não vai; Deus é presciente sobre a decisão de cada um (decisão de ser salvo ou não).
Deus não escolhe, nem decide, nem predestina quem vai para o Céu, quem será salvo. Deusespera que todos queiramos ser salvos. Mas uns obedecem, outros não. E Deus não escolhe quem eles são, porque a escolha, a decisão, é nossa. Como disse, Deus apenas sabequem vai escolher o quê.
Vou, então, dar uma lista de coisas que aconteceriam ou não se a escolha fosse de Deus.
_Deus não nos dava a opção de escolha.
_Deus não ficava triste quando lhe desobedecemos.
_Não precisaríamos de ser racionais; Deus escolheria por nós.
_Iríamos todos para o Céu! (Deus quer o bem para todos! Para quê complicar, e fazer só uns salvos?...)
Vêm?
Neste último ponto, repito: Deus quer o bem para todos! Ele decidiria logo "meter-nos" todos no Céu, e "viveram felizes para sempre"! Para quê complicar, e fazer só uns salvos?... Para tantos anos nesta Terra, Deus quereria que isto tudo acabasse bem rapidinho!
Se a escolha de quem é salvo é de Deus e ele continua a "ficar" com apenas alguns, então é porque somos uma brincadeira de Deus, que Ele pode arrumar a qualquer hora ou, de repente, tornar todos felizes!... Porque não há outra explicação para a escolha ser de Deus e, mesmo assim, ele continuar a levar só alguns para o céu.
Mas não somos brincadeira nenhuma. Nós é que DECIDIMOS.
0 comentários