Debate - Predestinação (Parte 3)

by - 08:53



PARA FINALIZAR...

Vou colocar um versículo que, no debate, foi utilizado pelos defensores da predestinação, mas que recebeu uma boa resposta do nosso lado. Este é um versículo que fala na predestinação, e vou analisá-lo. É Romanos 8:29 (na Bíblia, obviamente). Mas, cegados pela vontade de "vencer", eles esqueceram-se de analisar o versículo anterior. No entanto, apresentarei aqui o vers. 29 e, na análise, falarei então do que for necessário do vers. anterior.

Romanos 8:29; "Porque, os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho; a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos.”

Os, que dantes conheceu” são aqui referidos como aqueles que o amam (vers. 28), ou seja aqueles que escolheram ser salvos.

os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” – ora aqui está! Lembram-se de eu ter dito que Deus não predestinou quem iria ser salvo, mas sim que quem fosse salvo iria para o Céu? Ora bem: aqui, a ideia de ser conforme à imagem de se Filho, é a ideia de ser, no nosso caso, considerado santo e, após a morte, ir para o Céu! Isso significa que ele predestinou que, quem fosse salvo, seria como o Seu Filho, e iria passar a vida eterna com Deus.

a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos” – esta parte quer dizer que, como passamos a ser filhos de Deus depois de sermos salvos, e Jesus sempre o foi, nós e Jesus passamos a ser como irmãos e, vendo bem as coisas, ele é o primogénito entre todos nós, pois foi ele o primeiro a ser Filho de Deus; nós seguimos o seu exemplo.

Então; convencidos que não há nada na Bíblia que diga que Deus predestina quem será salvo?

Ah, estão convencidos disso mas dizem que lá por não estar na Bíblia não quer dizer que não seja verdade?

Hehe! Meus amigos: se Deus predestinasse coisíssima alguma em relação a quem vai ser salvo ou não, isso estaria muito explícito em alguma parte da Bíblia! Tendo em conta que muitas outras coisas do género estão…

Obs.: tudo o que se encontra na Bíblia é verdadeiro e fundamentado! A Bíblia original* nunca se contradiz, em parte alguma!



[*Digo original porque, na Bíblia original, apenas foram aceites 66 livros (os livros canónicos, ou seja, inspirados). «As Bíblias que contém sete livros a mais, foram extraídas da "Bíblia grega", ou "Septuaginta", traduzida na Bíblia hebraica para o grego no ano 250 a.C., quando então foram incluídos outros sete livros, que não faziam parte dos livros inspirados da Bíblia hebraica original (…).Naquela época, a Grécia cominava o mundo e foi o rei Ptolomeu Filadelfo, do Egito, que ordenou a tradução da Septuaginta. Provavelmente os sete livros foram anexados a ela, a pedido dele, na ocasião ou posteriormente.

Porque esses sete livros não devem ser aceitos como inspirados ou canônicos:

· Como lembra o Frei Mauro Strabeli, "a Escritura do Velho Testamento, considerada como original, é a Bíblia hebraica, cujos livros foram como ´canônicos´ de início e sem nenhuma discussão". - Ibidem, pág. 16.

· Esses livros não foram escritos por profetas, pois era uma época de interrupção na sucessão profética. Por isso, só os 39 livros eram considerados divinos ou inspirados, argumenta o respeitado historiador judeu Flávio Josefo, nascido pouco depois da morte de Cristo. -Resposta a Ápíon, Livro I, 8.

· Segundo Josefo, o cânon do Antigo Testamento com 39 livros, fei fechado entre 465 e 425 a.C.. E no ano 90 d.C., o concílio jucaico de Jamni analisou os demais sete livros, mas os rejeitou. - Resposta àquelas Perguntas, pág. 53, Editora Candeias.

· Além dos sete livros não fazerem parte do cânon bíblico original, eles só foram considerados como inspirados pela Igreja Católica no Concílio de Trento, em 8 de abril de 1546, sendo chamados deuterocanônicos [ou canônicos de segunda época]. - Dicionário de Teologia Fundamental, pág. 124. Editora Vozes, edição de 1994. A Igreja Católica oficializou-os, objetivando deter o movimento de Reforma Protestante.» - http://www.bibliaonline.net/esboco/?acao=apocrifos ]


É uma grande explicação mas, na minha opinião, é muito interessante… Hehe!

Pronto! Aqui foi o meu debate com outros conhecidos! Espero que vos tenha interessado! Deixo-vos à vontade para comentarem!

Até mais escrever-ler!

You May Also Like

2 comentários

  1. Andas a pensar! Estou orgulhoso! Deus te guarde a mente. tens que incluir no teu pensamento que Deu é soberano sobre todas as coisas. em última análise, nada lhE escapa, Romanos 9 é interessante também.
    Amo-te! Ismael Couto

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Obrigada, mesmo, pelas dicas, também! =)

    ResponderEliminar